A tão esperada primeira e grande atualização do Windows 11 foi lançada no passado dia 20 de setembro, mas nem tudo foi um mar de rosas.
Quem já tem o novo sistema operativo da Microsoft instalado, sabe que o Windows 11 trouxe muitas mudanças em relação ao Windows 10, uma delas, por exemplo, é a questão da necessidade do computador ser compatível com esta nova versão.
E como todas as novas versões, sempre existirão as atualizações. E assim foi no passado dia 20 de setembro de 2022, quando a Microsoft disponibilizou, oficialmente, a atualização do Windows 11 2022 Update, ou 22H2, como é comumente conhecida.
Esta atualização representa a primeira (grande) da nova geração do Windows, apresentando um novo conjunto de recursos e aprimoramentos para melhorar a segurança, a produtividade e a experiência geral do utilizador como, por exemplo, a inclusão de uma função que permite que os utilizadores cliquem com o botão direito do rato e puxem (arrastar e soltar) aplicações e ficheiro para dentro e/ou para fora da barra de tarefas ou, então, para dispositivos sensíveis ao toque, novos layouts para ajudar a melhorar a produtividade dos utilizadores destes equipamentos.
Esta atualização esteve disponível, oficialmente, para download, porém, como algumas pessoas passaram a informar problemas após a atualização, que em muitos casos causou o BSODs (Blue Screen Of Death – Ecrã azul da morte), a Microsoft deixou de disponibilizar esta atualização para computadores com certos hardwares da NVidia outros computadores com drivers de áudio da Intel.
O artigo “Microsoft is blocking Windows 11 22H2 on some Intel PCs due to BSODs“, de Mayank Parmar, que poderá ser consultado aqui, informa que a causa do bloqueio dos computadores com o erro de ecrã azul da morte, foi causado devido ao problema de incompatibilidade com os drivers de áudio Intel SST.
A Microsoft confirmou no seu portal, no texto com o título “Problemas conhecidos”, a informação sobre os problemas de compatibilidade com drivers do Intel Smart Sound Technology e Windows 11 que podem causar um erro com uma tela azul, porém, apesar de informar que “ofereceremos uma distribuição em fases e você poderá acessar a primeira atualização principal para Windows 11 via Windows Update quando os dados mostrarem que seu dispositivo está pronto”, em momento algum informa, de forma clara, que os utilizadores afetados não terão permissão para instalar a versão 22H2.
No dia 28 de setembro, já foi possível, para alguns, fazer a atualização. Nós da DG conseguimos efetuar a atualização, que correu bem, e, até o momento, não ocorreu o ecrã azul da morte, entretanto sempre fica a dúvida:
“Atualizar ou não atualizar? Eis a questão.”