O marketing de atração, fatal ou não, é a metodologia a utilizar obrigatoriamente para chamar a atenção e fazer parte da vida dos clientes da sua marca. Atrair clientes é o objetivo de qualquer negócio com sustentabilidade a longo-prazo. Não o faça custe o que custar. Faça-o com um plano estrategicamente construído.
O que é o marketing de atração?
O inbound marketing refere-se a todas as estratégias de marketing determinadas em captar o interesse das pessoas. Por isso, tem em várias correntes essenciais como o neuromarketing e o marketing de conteúdo.
Objetivos
- Atrair potenciais clientes de forma orgânica para o website ou loja online da sua marca;
- Gerar tráfego;
- Impulsionar a notoriedade da marca através da produção de conteúdo;
- Diminuir o custo de aquisição de clientes por via da captação de leads orgânicos;
- Desenvolvimento de conteúdo relevante, evergreen e que atraia tráfego de forma permanente e intemporal;
- Melhorar o posicionamento orgânico da sua marca e dos seus conteúdos.
Jogo do gato e do rato
No inbound marketing ou marketing de atração não vai atrás do cliente. É o cliente que encontra a sua marca. De que forma? Pelo conteúdo que cria e partilha na web. O jogo do gato e do rato inverte. Existem regras essenciais e que implicam a compreensão do comportamento das pessoas na Internet. Logo, a psicologia tem um papel vital no sucesso ou fracasso das estratégias de inbound marketing.
Vantagens do inbound marketing
- Medição dos resultados;
- Identificação da quantidade e qualidade de potenciais clientes que a estratégia está a atrair a converter em tempo real;
- Interação aberta e constante entre marca e clientes;
- Transmissão permanente da mensagem da marca;
- Geração de valor constante;
- Aumento da relação de confiança e maior envolvimento.
Entre outras.
Fonte: rockcontent
Curiosidades sobre a origem do marketing de atração
1. Deriva da expressão em inglês ‘inbound marketing’.
2. Popularizou-se em 2006, a partir de um estudo dedicado ao comportamento das pessoas no ecossistema online.
3. Tem origem nos Estados Unidos da América.
4. É inversamente oposto ao marketing tradicional. Será?
5. O inbound marketing e o outbound marketing devem andar de mãos dadas.
6. Peter Druker, guru da consultoria de negócios, defende que a fundação dos princípios do Inbound Marketing remete para o conceito de Marketing de Permissão, de Seth Godin.
Processo de funcionamento do inbound marketing
Divide-se em 4 etapas:
- Atrair: deve criar conteúdo relevante e personalizado para atrair a atenção de potenciais clientes para os seus canais digitais, desde website a loja online e blogue, por exemplo. O objetivo-chave é transformar os consumidores em visitantes assíduos do canal através do qual o conteúdo é partilhado ou publicado. Tem inerente a vontade de criar uma comunidade forte e fiel.
- Converter: como o próprio verbo sugere, pretende-se converter o maior número possível de visitantes regulares em leads. Isto é, oportunidades de negócio geradas a partir do conteúdo produzido e que podem terminar em vendas. Dicas: criação de landing pages, formulários e CTAs ou apelos à ação).
- Vender: análise dos contactos reunidos e abordagem para conversão em venda. O tipo de relação entre marca e consumidor será determinante para o sucesso do negócio. O envio permanente de conteúdo úteis e personalizados é essencial para trabalhar esta relação de confiança.
- Encantar ou Fidelizar: a venda não é a última etapa no processo de marketing de inbound. Segue-se a fidelização. É um desafio exigente do século XXI: a capacidade de gerar novas oportunidades de negócio com o mesmo cliente numa linha temporal alargada.
O funil de vendas e a jornada do cliente devem ser sempre considerados no marketing de atração. Quais são as etapas do funil de vendas?
- Topo – aprendizagem e descoberta = CONHECIMENTO.
- Meio – consideração e intenção = CONSIDERAÇÃO.
- Fundo – avaliação e decisão = AVALIAÇÃO.
- Finalmente, a COMPRA.
Sabe onde é que grande parte do seu público-alvo passa parte do tempo? No topo do funil de vendas. Isto significa que a produção de conteúdo é de facto chave para mais vendas.
Três pilares para um thriller emocionante:
- SEO – Search Engine Optimization.
- Marketing de conteúdo.
- Estratégia em redes sociais.
Leve o conteúdo certo à pessoa certa, na hora certa, no canal certo e no contexto certo.
Fale com a nossa equipa para ser um especialista na entrega de conteúdo e na recolha de relações fortes. Se não quer gorjetas, mas negócios a sério, explique-nos o seu projeto.
Já viu as nossas sugestões de leitura para o Outono de 2018? Temos de tudo. Clique aqui para saber mais.