A Black Friday está à porta e trás uma ameaça para o e-commerce: os ciberataques.
Um estudo da multinacional de cibersegurança Kaspersky revela que os ataques ao comércio eletrónico direcionados aos utilizadores aumentaram 15% em comparação com o ano passado.
Na maioria dos casos, os hackers dirigem ataques às grandes marcas para obter as credenciais dos utilizadores: logins, palavras-passe, número dos cartões bancários, contacto de telemóvel, entre outros.
Ao capturarem estes dados, conseguem modificar o conteúdo dos websites e reencaminhar os utilizadores para outras páginas de phishing. É essencial que os consumidores redobrem a atenção e que as plataformas de comércio online aumentem os esforços para garantir a segurança dos seus clientes.
A Black Friday é hoje o maior evento de consumo anual, com 95% dos consumidores conscientes deste dia.
Inicialmente as compras eram maioritariamente feitas em lojas, atualmente o e-commerce é cada vez mais uma opção.
- no Reino Unido apenas 12% dos consumidores compraram exclusivamente em estabelecimentos durante a Black Friday
- em Portugal a maioria dos consumidores optam por fazer compras tanto online como offline (45%)
Segundo a Kaspersky, em 2018, 65% dos portugueses usaram o smartphone para o efeito.
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Fonte: dinheirovivo.pt