A equipa digitalgreen visitou no dia 15 de Novembro o centro de simulação e realidade virtual da ENB. Na nossa visita à Escola Nacional de Bombeiros fomos acompanhados por José Ferreira, presidente, pelo responsável das Tecnologias de Informação, José Oliveira, e pelo vogal da direção, Vítor Reis.

 

img_0931_se_ignis_d2

 

O ambiente virtual é desenvolvido com recurso da tecnologia de simulação através do “XVR Simulation Software“. O principal objetivo deste Centro é treinar a tomada de decisão. Aos formandos é dada a oportunidade de aprender com os erros cometidos sem danos físicos.

Centro de Simulação e Realidade Virtual da ENB

É considerado pela E-Semble um “centro de excelência XVR Simulation Software”. Adicionalmente, é um dos melhores a nível mundial (a XVR Simulation Software está presente em cerca de 30 países).

Esta visita coincidiu com o primeiro exercício europeu de combate a grandes incêndios florestais, que decorreu neste Centro de Simulação e Realidade Virtual. Este exercício insere-se no projeto IGNIS – Iniciativa para a Gestão Global de Grandes Incêndios através de Simulação. Para além da da ENB integram o projeto três parceiros de França, Itália e Inglaterra. ENTENTE pour la forêt Méditerranéenne (EPLFM), Corpo Nazionale dei Vigili del Fuoco (CNVVF) e Northumberland Fire and Rescue Service (NFRS) são as restantes entidades envolvidas.

 

img_5321_se_ignis_d1

 

Este exercício permitiu aos participantes “jogar” num cenário propositadamente desenvolvido para o efeito. O treino realiza-se ao nível do comando e da coordenação europeia no combate a grandes incêndios florestais.