Digital Signage, é um canal de comunicação digital capaz de influenciar as ações da audiência através de conteúdos animados e interativos.
Mas o que é o Digital Signage?
Digital Signage, também conhecido por “Sinalização Digital” ou “SinalizaçãoEletrónica”, é um sistema de informação audiovisual transmitido por equipamentos próprios para o efeito.
Por ser muito mais atraente, por ter a capacidade de exibir vídeos ou imagens em movimento em ecrãs brilhantes, chama a atenção das pessoas e, com isto, fornece às organizações um espaço publicitário fácil de ver e reconhecível para quem precisa de informações sobre um produto ou serviço, sem ser intrusivo.
A capacidade de atualizar a informação, quando ligado através da rede informática, visto que permite a atualização remota do conteúdo a partir de um sistema centralizado, é um grande diferenciador quando comparado com outras formas de apresentação de conteúdo estático.
A solução em um estabelecimento comercial vai fornecer informações relevantes sobre produtos e serviços para os clientes.
Para isto, o conteúdo tem de ser criado em função dos objetivos da organização, de forma a influenciar vendas, entreter a espera, comunicar com os seus colaboradores, anunciar novos produtos, definir um ambiente, entre outras possibilidades.
Dependendo do propósito, assim como do valor investido nas tecnologias corretas, o conteúdo interativo poderá contar com uma interatividade adicional, com ecrãs sensíveis ao toque, reconhecimento facial que permitem informações e anúncios personalizados, entre outras infinitas possibilidades.
Mas o mais importante disto tudo, é oferecer maior oportunidade de conexão com os clientes de sua empresa.
O Digital Signage pode ser encontrado em quase todos os negócios comerciais nos dias de hoje.
Alguns locais onde a solução pode ser aplicada, são:
- Consultório médicos e dentários
- Óticas
- Hotéis
- Restaurantes
- Lojas
- Clínicas e consultórios
- Farmácias
- Ginásios
- Shoppings
- Instituições de Ensino
- Hospitais
- Bancos
- Instituições Públicas
- Autarquias
- Clubes Desportivos
- Agências de Viagens
- Imobiliárias
Aparelho de TV versus monitor Digital Signage?
As televisões residenciais não são projetadas para serem usadas 24 horas por dia e, se funcionarem por períodos prolongados, podem sofrer problemas de desbotamento da cor, queima de leds, imagem granulada, entre outros, além de, na pior das situações, não ligarem mais.
O equipamento próprio para este sistema, utiliza painéis LCD de nível comercial, projetados especificamente para uso constante.
Esses monitores funcionam com pouco ou nenhum tempo de inatividade e geralmente incluem ventilação extra para garantir que os ecrãs funcionem dentro de uma temperatura ideal.
Outra diferença está no ecrã. Os ecrãs comerciais são mais brilhantes e têm uma taxa de contraste muito maior quando comparadas às telas domésticas.
Sem mencionar os tamanhos, as TVs também são muito limitadas, como, por exemplo, pelo facto de que não foram projetadas para serem utilizadas na orientação retrato ou paisagem.
Um outro fator é no que diz respeito à gestão remota, visto que os equipamentos digitais, para fins comerciais, permitem monitorizar e solucionar alguns problemas remotamente.
Além disso, os equipamentos de Digital Signage são menos propensos a desligamentos acidentais e permitem desativar/bloquear os sinais de controlo remoto, ainda mais nos tempos de hoje, visto que existem aplicações para smartphones que permitem ligar e desligar uma televisão.
Desta forma, embora uma televisão possa economizar nos custos iniciais, ela acabará custando mais, considerando os custos de reparo e substituição.
Se você estiver a utilizar uma televisão residencial para o seu negócio, e a estiver a operar por mais tempo do que deveria, é bom repensar esta decisão e mudar para um equipamento próprio para o propósito.
Qual a importância da Digital Signage?
O Digital Signage oferece aos clientes a chance de comparar produtos.
O comerciante pode abraçar, em vez de temer, a crescente tendência de Showrooming(1), aumentando sua chance de manter os compradores no local para fazer suas compras com conteúdo que cria experiência e emoção.
Além disto, segundo as pesquisas, a utilização do Digital Signage acarreta em outros benéficos, como:
- 80% das empresas registaram um aumento substancial nas vendas após o uso de Digital Signage.
- 19% dos espectadores decidiram fazer uma compra não planeada de itens promovidos em Digital Signage de retalho.
- Os cardápios digitais aumentam o número de compras não planejadas em 80%.
- O Digital Signage aumentou o volume geral de vendas em 31,8%.
Existe diferença entre TV corporativa e Digital Signage?
Ambas as soluções podem transmitir informações através de um monitor próprio para o Digital Signage, mas há diferença.
Esta diferença está relacionada com o conteúdo e a forma como este a será transmitido.
Enquanto o principal objetivo do Digital Signage, no caso de uma “sinalização digital”, é informar, de forma separada, avisos e comunicados em destaque.
As informações para uma sala de espera não serão as mesmas para o chão de fábrica, por exemplo.
O mais importante, é que, em ambos os casos, do ponto de vista da qualidade atrativa, devem ser bem concebidos, e devem ser geridos de forma a entregar uma mensagem direcionada a um público específico em um local específico por um dispositivo específico em um momento específico, uma vez que, no estabelecimento comercial em questão, aumenta o interesse dos clientes que frequentam o seu negócio e, consequentemente, as vendas.
Seja qual for o objetivo, sempre há uma solução de Digital Signage à medida para a sua empresa, já que se adaptam com a cada necessidade, seja em espaços de grandes ou pequenas dimensões, assim como a disponibilidade financeira.
(1) Showrooming: é a prática em que os clientes examinam os itens durante as visitas em lojas físicas, mas optam pela compra online devido ao melhor preço.