Já idealizou a sua campanha de E-mail marketing e está pronto a avançar? Óptimo, mas agora falta enviar todos esses e-mails. A digitalgreen pode ajudar a definir estratégias que geram leads, convertem e contribuem para melhore resultados entre marketing e vendas.

Vai comprar um software para o seu computador ou subscrever um serviço online? Cada um tem vantagens e desvantagens, dependendo dos seus requisitos de marketing.

Custo
Qualquer software de email marketing tem um custo inicial elevado (que pode chegar às dezenas de milhares de euros nos programas mais complexos). Embora pareça ser um custo único, sem necessidade de mensalidades, não se esqueça de que todos os custos operacionais (servidores, largura de banda, manutenção, backups) saem do seu próprio bolso. E o suporte técnico e as principais actualizações do software são frequentemente cobradas em separado.

Num serviço online de E-mail marketing, paga-se uma mensalidade fixa ou compra-se um pacote de mensagens. Os preços começam em patamares muito baixos (por volta de 15 euros por mês se a sua base de dados tiver cerca de 2500 contactos) e não há custos operacionais.
Como se faz tudo via Web, não é preciso instalar nada, nem configurar servidores, nem fazerbackups. O serviço trata de tudo isto automaticamente.

Instalação
Num software de email marketing, o grande problema não está só em instalar a aplicação:

  • Criação de vários IP de envio dedicados;
  • Optimização do desempenho das máquinas;
  • Verificação da versão do PHP e MySQL;
  • Certificação dos servidores SMTP;
  • Configuração do tratamento dosbounces, cronjobs, permissões;
  • Entre outros.

Tudo isto tem de ser feito à mão pelos seus responsáveis técnicos (não só uma vez, mas sempre que fizer alterações à sua infraestrutura).

Um serviço online não se tem de instalar e está pronto a usar em qualquer momento com um simples browser.  Como o serviço já tem máquinas, servidores IP, certificações e alojamento próprios (todos devidamente afinados), não requer configuração. A única configuração é a da sua acção de email marketing (criar as listas, preparar a campanha e fazer o envio).

Integração com a infra-estrutura existente
Como um software se instala directamente na framework da sua própria empresa, funciona de forma integrada e transparente com a sua base de dados e CRM. No entanto, se for necessário actualizá-lo para um novo computador, CRM ou cluster de servidores, o processo pode ser complicado. E como a aplicação é fechada, você terá de se guiar pela documentação interna ou pedir suporte, normalmente pago.

Com o serviço online, é preciso importar a sua base de dados (normalmente em Excel ou CSV) para o sistema antes de poder gerir a campanha. Muitos serviços facilitam esta tarefa complugins para os CRM mais populares (Sugar, Primavera, PHC, Salesforce, etc.) e uma API para outras situações. E como é um sistema via Web, dá para fazer email marketing a partir de qualquer computador em qualquer parte do mundo (até um iPhone ou iPad).

Eficácia de envio e entrega
O software de E-mail marketing só envia e entrega bem as mensagens se a configuração dos servidores e endereços IP estiver perfeita.

Um serviço online já tem um cluster de servidores devidamente configurado, bem como uma rede de máquinas e gamas IP optimizadas para o envio. As mesmas são monitorizadas em cooperação com os grandes ISP (Gmail, Yahoo, Hotmail, etc.). Depois de clicar em “enviar” pode desligar o seu computador porque o serviço trata do resto. Para envios pequenos, os servidores são normalmente partilhados por vários clientes. Para envios maiores, são disponibilizados servidores dedicados.

Suporte técnico
Praticamente todos os softwares têm guias detalhados de instalação e uso, mas o suporte técnico personalizado costuma ser cobrado à parte. O lançamento de upgrades é esporádico e pode também ser pago.

O serviços online apresentam frequentemente documentação detalhada e fornecem suporte gratuito por email. Adicionalmente, costumam ter comunidades de utilizadores activas. As mesmas contribuem para a implementação rápida de novas funcionalidades. E como são usados por milhares de pessoas ao mesmo tempo, qualquer problema tende a ser resolvido muito depressa.

Conclusões em E-mail Marketing

A balança inclina-se fortemente para os serviços online de E-mail marketing. Porém, tudo depende das suas necessidades e conhecimentos específicos.

Se já tem a sua infraestrutura de servidores IP e SMTP bem montada e sabe como configurá-la pode considerar a instalação de um software. Nos restantes casos, será preferível optar por um serviço online.

Sugestões para escolher um serviço online:

  • Preços;
  • Funcionalidades disponíveis;
  • Fiabilidade dos servidores; e
  • Tipo de suporte técnico.

Não se esqueça de verificar há quanto tempo estão no mercado, se lançam novidades frequentemente e o feedback dos utilizadores.

E-mail Marketing e E-goi

A digitalgreen aconselha um serviço online de email marketing. A escolha foi a plataforma E-goi. É muito completa e flexível, tem suporte técnico gratuito e é portuguesa .

E se a sua base de dados tiver menos de 500 subscritores, pode usar o E-goi para enviar emails para essas pessoas gratuitamente (óptimo para começar a construir a sua base de dados opt-in). Se depois quiser fazer o upgrade, há vários planos mensais ou pacotes de mensagens à escolha.

Para experimentar o E-goi, basta abrir uma conta de testes.