O seu humor digital é o principal responsável pela metamorfose online da sua empresa ou organização. Nunca ouvir falar no conceito? Não há problema. O indicador debruça-se essencialmente na confiança dos líderes das PME e empreendedores relativamente ao potencial da tecnologia digital e social para criar negócio e comunicar. Descubra se é otimista, neutro ou pessimista.
Ser, querer ou estar online são estados diferentes para o mesmo fim: atuar de forma inteligente na área digital. Os desafios para as PME, ideias e marcas são muitos e a digitalgreen tem como missão facilitar esta atuação.
Em que se traduz?
O mood digital varia de acordo com o que os gestores pretendem com a sua presença digital das empresas:
- Identificar novas oportunidades de negócio.
- Conhecer os fatores que determinam as decisões de compra dos consumidores e aumentam conversões.
- Trabalhar a lealdade dos clientes.
- Chegar a novas geografias ou internacionalização.
- Reconhecer as estratégias que geram mais vendas.
- Comunicar a mensagem da marca.
- Compreender e estreitar a relação com clientes e potenciais clientes.
Humor digital: como se mede?
O gestor otimista já reconheceu que a tecnologia digital é crucial para o sucesso do seu negócio. Representam uma forma de explorar novas oportunidades, aumentar vendas e fidelizar clientes. No entanto, ainda não transforma cada interação online numa oportunidade de valor e precisa de uma estratégia de marketing digital integrada e sustentada.
O gestor neutro não tem uma opinião consolidada sobre as vantagens da economia digital e como aproveitá-las no seu caso particular. Conhece as tendências, já ouviu casos de sucesso e fracasso, mas ainda não sabe o suficiente para tomar decisões. Embora não exclua a transformação digital, também não é seu defensor.
O gestor pessimista tende a olhar para os riscos em detrimento das oportunidades. Provar valor e aumentar a notoriedade da sua empresa pode ser arruinada por ações mal planeadas e falta de sensibilidade para as exigências do mercado. É uma tipo de humor mais defensivo e desconfiado, que utiliza exemplos flagrantes de polémicas ou insucessos para justificar a ausência de estratégia. O valor que os canais digitais podem trazer para o sue negócio não é considerado. Nos prós e contras, ganham claramente os argumentos contra.
Quais são os números?
Mais de metade das PME (61%) não tem uma estratégia de marketing digital ou é principiante na utilização de ferramentas digitais. Em 2016, Portugal contava com 801 867 pequenas e médias empresas. Juntas, eram responsáveis por 2,3 milhões de postos de trabalho e geradoras de 51,1 mil milhões de euros de valor acrescentado bruto. Representam 78,1% do emprego e pesam 68,5% do VAB.
A internacionalização e a presença digital são dois investimentos essenciais para as PME e 2018 é o ano natural para a transformação ou reinvenção. As dificuldades assinaladas para a mudança devem-se a fatores como:
- Ausência de recursos humanos e técnicos.
- Ausência de competências.
- Utilização ineficiente de canais digitais e sociais.
- Falta de conhecimento e cultura analítica.
Tendências do marketing digital 2018
- Conteúdo relevante.
- Vídeo marketing.
- Realidade aumentada e realidade virtual.
- Orientação mobile.
- Chatbots e assistentes digitais.
- Redes sociais.
- Instant messaging.
- Análise de dados e conhecimento analítico.
- Experiências personalizadas.
- Foco no utilizador.
- Segurança – protocolo SSL.
- Transformação digital.
Não se esqueça de perguntar
- Qual é a finalidade de estar online?
- Como posso estar e para quem?
- Preciso de ter uma estratégia de marketing digital?
- Qual é o meu caminho?
No fundo, é corajoso para estar online da forma como sabe que deve estar mas ainda não conseguiu?
A equipa da digitalgreen quer trabalhar consigo. O sucesso das estratégias que planeia e executa não podem depender do humor digital de gestores mas do conhecimento profundo do mercado em que atua, dos seus clientes e das propostas de valor que faz.
Leia também: A sua empresa ainda não tem um website? Não adie mais a decisão
Desenvolvemos estratégias de marketing digital e gestão do conhecimento focadas em criar oportunidades de valor para a sua empresa. Deixe de olhar pela janela por medo e dê o passo seguinte.