Quanto tempo é que alguém demora a decidir se vai seguir ou não a conta do seu negócio no Instagram? Apenas 3 segundos, segundo Ivo Madaleno. Faça com que seja impossível resistir ao perfil de Instagram da sua marca.
Antes de avançarmos, fique com a checklist essencial para criar a sua conta profissional.
- Conta comercial: no momento de criar a conta, opte pela opção comercial em detrimento de pessoal. Assim ficará com acesso a anúncios, venda de produtos, estatísticas, entre outras ferramentas.
- Nome de utilizador: escolha estrategicamente, uma vez que será o link de conta e a forma como os utilizadores encontrarão o seu negócio. Se já tem uma marca, o nome de utilizador costuma coincidir.
- Foto: utilize o logótipo da marca para facilitar a pesquisa. No entanto, também pode optar por colocar fotografia de produto ou representativa do setor em que atua como formas de promoção mais direcionada.
- Nome: utilize palavras-chave para aparecer nas pesquisas.
- Bio: explique o seu negócio e recorra a emojis e quebras de linha, por exemplo. Hashtags e menções são clicáveis. Incentivar os seguidores ou potenciais seguidores a clicarem no link também é uma boa prática no que ao Instagram para empresas diz respeito.
- Link: deve ser ‘user friendly’.
- Destaques: o objetivo dos destaques é disponibilizar tudo o que pretende realçar, desde produtos a bastidores, eventos, entre outros. Também permite arquivar Instagram Stories.
- Contactos: é essencial para os negócios com presença física, mas também para colocar email e telefone.
Fonte: Ivo Madaleno. Para saber mais, faça o download do ebook gratuito ‘Checklist Conta Instagram: 8 pontos para otimizar a sua conta’.
Tendências:
- Transparência: mais do que maximização dos resultados ou vendas, pense a sua conta para criar envolvimento com base na transparência e na confiança.
- Instagram Ads: Em 2018, o investimento mundial em Instagram Ads aumentou 177% comparativamente a 2017.
- IGTV: é a aplicação para vídeos mais longos feitos a partir de telemóveis. O IGTV permite vídeos até 60 minutos.
- Instagram stories: conteúdos breves e disponíveis durante 24 horas. Ficaram disponíveis em 2016 e em Junho de 2018 já eram utilizadas diariamente por mais de 400 milhões de utilizadores. Dicas: aproveite as hashtags, marque a sua localização ou do seu negócio, aproveite os anúncios, entre outras. Duram até 15 segundos. As imagens devem ter 1080×1920 pixels.
- Instagram shopping: Portugal também permite configurar as compras no Instagram. Outros requisitos:
– Venda de artigo físicos.
– Perfil profissional.
– Cumprir políticas de comércio do Instagram.
– Página comercial do Facebook sem restrições de país ou idade.
– Perfil profissional de Instagram associado a catálogo do Facebook: adicionar loja à página ou utilizar um catálogo no gestor de negócios.
– Aprovação da conta pelo Instagram no que diz respeito à loja ou catálogo.
– Adicionar identificações ou stickers de produtos no Instagram.
– Criar uma publicação ou história de compras.
Curiosidade
- O Instagram é a rede social preferida, de acordo com o relatório da Social Media Trends 2018.
Instagram para Empresas: 10 apps para usar em 2019
VSCO
Aplicação gratuita.
Permite a edição de conteúdo com uma grande variedade de filtros com elevada qualidade. Também disponibiliza filtros para compra.
Disponível para iOS e Android.
Snapseed
Aplicação gratuita.
Ferramenta de edição de fotografias. Pode editar a imagem de uma vez ou aplicar os efeitos em detalhes através de um pincel.
Disponível para iOS e Android.
Afterlight 2
Aplicação paga.
Ferramenta de edição de fotografias com filtros, texturas e quadros. Pode criar e guardar os seus próprios filtros.
Disponível para iOS e Android.
Canva
Ferramenta que permite criar todo o tipo de conteúdo para diferentes meios, desde Instagram a Facebook, LinkedIn, Youtube e blogue. Pode sobrepor texto, criar layouts, aplicar filtros, entre outras opções.
Disponível para iOS, Android e desktop.
Photoshop Express
Aplicação gratuita.
Proporciona um controlo alargado na edição de fotografias, embora com menos funcionalidades do que no computador.
Disponível para iOS e Android.
Repost
Aplicação gratuita.
Partilhar conteúdo da sua comunidade é uma estratégia crucial para impulsionar o envolvimento e criar relações. Para o fazer, basta copiar o URL da publicação que pretende partilhar e abrir o Repost no smartphone ou iphone.
A aplicação adiciona um ícone de crédito à imagem, copia a descrição e fica pronta para publicar na conta do seu negócio.
Disponível para iOS e Android.
PicFlow
Aplicação gratuita.
Cria apresentações de slides até 15 segundos utilizando as fotografias que adicionar. Também pode colocar áudio. Tem ainda a opção de aplicar efeitos visuais.
Embora seja gratuita, a PicFlow tem marca d’água ou transições extra e que podem ser removidas se comprar dento da aplicação.
Disponível para iOS.
Websta
Permite:
- Análises simples de estatísticas.
- Agregar hashtag.
- Pesquisar na rede social as melhores hashtags para atingir o seu público-alvo.
Preview Instagram
Aplicação gratuita com funcionalidades apenas acessíveis mediante pagamento/ compra.
Faça o planeamento do seu feed com esta aplicação. Permite organizar a sua conta, fazer agendamentos, entre outras funcionalidades.
Disponível para iOS e Android.
Pic Collage
Aplicação gratuita com produtos integrados.
Permite editar fotos, criar grelhas e montagens. Disponibiliza centenas de estilos e tamanhos de foto, filtros e texturas.
Disponível para iOS e Android.
Outras aplicações para a sua conta de Instagram
- Pixgram: personalize um slideshow com fotografias e música.
- Vintage 8 mm Video: grave vídeos vintage.
- Huji Cam: edição de fotografias.
- Inshot: editor de vídeos e fotografias.
- Unfold: kit de ferramentas para storytelling.
- Giphy: personalize os seus GIFs no Instagram Stories.
Para saber mais sobre marketing e estratégias digitais, visite o nosso blog.