Landing pages são páginas de angariação de potenciais clientes (Leads), onde o foco é a conversão. Estas páginas oferecem conteúdo relevante, focando-se apenas num produto ou serviço.
Explicamos abaixo tudo o que precisa saber sobre landing pages.
Não ter uma boa landing page, significa perder oportunidades valiosas.
O que é uma landing page?
Landing pages ou páginas de destino, focam-se em gerar oportunidades de negócios, novos clientes ou leads.
Leads são potenciais clientes. São contactos que manifestaram interesse na sua marca, empresa ou produto (serviço) e que poderão comprar, tornando-se clientes.
A página de destino é uma página de um website que pode ser acedida a partir de uma fonte externa (ex: anúncio pago ou email), tendo como função captar a atenção e o foco do utilizador.
A finalidade destas páginas é que o visitante seja direcionado para uma página clara, sem “pontos de fuga”, que conduza o utilizador a tomar a ação planeada (“fazer o download de um pdf, ou assistir a um vídeo, por ex.).
As landing pages são mais objetivas e criadas estrategicamente para despertar a curiosidade, criar interesse, provocar desejo no público-alvo e fazer com que os visitantes não se distraiam com informação desnecessária, para que ele converta esses sentimentos ou necessidades em algum tipo de ação positiva.
Qual é a diferença entre landing page e website?
As landing pages focam-se na conversão de leads (potenciais clientes), enquanto que o website oferece conteúdo relevante, nutrindo o seu público.
Os websites contêm normalmente informações mais genéricas, o que pode levar os utilizadores a abandonar o site sem concluir o nosso propósito ao angariarmos a sua visita. Assim, direcionar os utilizadores para uma landing page personalizada aumenta a probabilidade de converter os utilizadores do website em novos clientes.
Uma landing page possui as seguintes características:
- Apresenta uma oferta clara, seja de produto, serviço ou conteúdo;
- É totalmente diferente das restantes páginas do site;
- Não apresenta menus ou outros links que possam distrair o visitante da ação principal;
- Apresenta um título atrativo e direto;
- A descrição da oferta é clara e objetiva;
- Pode ou não ter imagem e/ou vídeo;
- Possui um formulário para preenchimento do lead;
- Apresenta um CTA claro, com a ação que deve ser executada e a vantagem de fazer isso.
Quais as vantagens de criar uma landing page?
Lead Scoring
O lead scoring, é a classificação dos leads (potenciais clientes) de acordo com o seu interesse e possibilidade de concluir um negócio. Este processo consiste em atribuir uma determinada pontuação a cada um dos leads (potenciais clientes), de acordo com a sua interação com a marca.
Os leads (potenciais clientes) que obtiverem melhores pontuações estão prontos para um contacto direto, sendo que mostrou interesse nas soluções oferecidas pela empresa.
O foco é distinguir as leads “quentes” das “frias”, sendo as quentes as com maior probabilidade de conversão em oposição às leads frias, de menor.
Segmentação de leads
Um dos principais desafios é segmentar leads (potenciais clientes) com precisão.
A partir das informações solicitadas ou do material disponibilizado na landing page, podemos distinguir as diferenças entre as pessoas que estão no caminho da compra.
Assim, criam-se listas e grupos com interesses semelhantes para gerar novas estratégias focadas nelas, melhorando a conversão.
Redução do custo de aquisição de clientes (CAC)
A landing page consegue agregar uma boa quantidade de dados de potenciais clientes de forma simples e rápida. Assim já não necessita de “correr atrás” dos leads, oferecendo apenas informações para que eles venham até si.
Com isto, a sua marca “atalha”, reduzindo o esforço de uma investigação mais detalhada, poupando tempo e recursos.
Conclusão
Com oportunidades de sobra para otimizar sua estratégia de marketing, as landing pages podem melhorar a percepção de clientes e leads e atrair mais negócios.
Sem comentários