O E-mail marketing é dos meios mais importantes pelos quais as empresas podem desenvolver negócios e vendas. Entre as soluções disponíveis neste serviço específico de marketing digital, destaque para as newsletters e SMS. A digitalgreen desenvolve plano de E-mail marketing integradas e de acordo com as necessidades dos clientes.

O potencial deste canal de Marketing Digital é transversal a todo o tipo de empresas.

O retorno do e-mail marketing é praticamente instantâneo para uma campanha pontual de publicidade ou quando o intuito é apenas de acompanhamento. De imediato, onde quer que esteja o subscritor, independentemente do dispositivo que utilize.

Depois de eleger o e-mail como meio para enviar newsletters e comunicar com os seus subscritores e clientes, deve de seguida seleccionar aqueles para quem quer enviar os seus e-mails.

São várias as formas de angariar e-mails. As mais comuns são através do registo do site, por subscrição ou registo pessoal, ao balcão, por exemplo, caso exista uma morada física da empresa. Esta informação deve ser solicitada de forma bem visível, usando linguagem clara e forte, de forma que o cliente só não dê o seu e-mail principal se não o pretender.

O facto de a sua página conter testemunhos, certificados ou classificações de produtos ou serviços atribui-lhe credibilidade.

A página deve demonstrar os benefícios de o utilizador se inscrever na sua lista de e-mails, realçando promoções ou campanhas, por exemplo. O utilizador deve ainda poder escolher a frequência com que irá receber os seus e-mails.

Não quebre a confiança dos seus subscritores. Para que isso não aconteça, deve considerar dois pontos:

  • Não exceder o limite de e-mails que o subscritor definiu; e
  • Cumprir efectivamente as promessas que envia nos seus e-mails.

Personalização do E-mail Marketing

A mensagem a transmitir deve ser profissional e objectiva. Evite linguagem demasiado pessoal, ofensiva ou massiva. Use bullet points quando possível e mostre a sua call-to-action para que rapidamente os seus leitores percebam o intuito do envio do e-mail.

Tente criar ligação emocional com os leitores, para facilitar a perceção da mensagem a transmitir e contribuir para a satisfação do subscritor. Um exemplo disso pode ser a partilha de alguns detalhes da empresa.

O conteúdo deve acrescentar valor e ser relevante para os seus subscritores. Procure ligar-se a eles a nível emocional. A personalização é essencial para que a abertura de cada e-mail valha a pena.

O tipo de linguagem que apresenta é fundamental, deve utilizar frases simples e concisas.