Estamos a celebrar o 5.º Aniversário do nosso prestigiado cliente MODATEX. Trata-se de um cliente de elevado prestígio da digitalgreen, com o qual temos trabalhado com particular gosto, desde o início.

Tem sido interessante acompanhar o desenvolvimento da Instituição ao longo destes 5 anos. O sucesso é notório. O número de alunos com sucesso profissional depois de ter terminado as suas formações é admirável e são vários os prémios alcançados ao longo dos últimos anos.

Até ao momento, foram três os desafios propostos à digialgreen, designadamente: o website, em desenvolvimento; o in|FORMA, a nossa plataforma de Gestão Formativa; e ainda uma novidade que agora apresentamos.

Este aniversário vai contar com um lançamento especial: uma nova plataforma Web designada por “Comunidade Formativa”, que tem como objetivo gerir os conteúdos do Portal referentes à componente formativa e à gestão das inscrições nas várias vertentes. Esta plataforma irá permitir o fácil acesso aos dados através de um browser ou dispositivo móvel.

Os três Centros que eram considerados os pioneiros enquanto Centros de Formação Profissional da Indústria Têxtil e Vestuário em Portugal, o CITEX, e de onde saíram formados nomes como Nuno Gama, Nuno Baltazar, Katty Xiomara e Luís Buchinho, foi fundido com o CIVEC (Centro de Formação Profissional da Indústria de Vestuário e Confecção), sediado em Lisboa, e o CILAN (Centro de Formação Profissional para a Indústria de Lanifícios), com sede na Covilhã.

A ideia da fusão surgiu em 2006, mas foi apenas em 2011 que se concretizou. Liderada pela diretora Sónia Pinto, a operação teve como objectivo a melhoraria da coordenação estratégica e operacional da formação no sector. Assim, perspectivou-se uma abrangência nacional e uma presença internacional mais expressiva.

Apesar das mudanças, a estrutura dos cursos não sofreu alterações significativas.

Modatex

É um centro de formação profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios. Foi criado em 2011, através de um protocolo estabelecido entre várias entidades. Destaque para o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), a Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção (ANIVEC/APIV) e a Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL).

Sediado no Porto, o centro dispõe de delegações em Lisboa e Covilhã, pólos em Vila das Aves e Barcelos, e extensões em Lousada, Pinhel e Marco de Canaveses. Objetivos:

  • Melhorar a coordenação estratégica e operacional da formação no sector;
  • Responder eficazmente às necessidades de qualificação, aperfeiçoamento e reconversão das pessoas e das organizações; e
  • Prestar apoio técnico e de proximidade a todas as pessoas envolvidas na Indústria Têxtil e Vestuário.

Formação de Excelência

A empregabilidade dos seus formandos é uma das preocupações basilares do Modatex. Neste sentido, o centro celebrou parceria com empresas, autarquias e centros de emprego locais. A oferta formativa é adaptada às necessidades do setor em franca expansão. Os processos de internacionalização e da especialização exigem recursos humanos altamente qualificados.

A atividade do MODATEX centra-se na Formação Profissional, incluindo Workshops e Seminários, mas também passa pela Prestação de Serviços – como formação e consultoria técnica para as empresas do sector, pelo Processo de Reconhecimento de Competências e Certificação; pelo Laboratório de Ensaios Técnicos e também pelos Projectos Nacionais e Internacionais.

As áreas de Formação são:

  • Design Moda
  • Design Têxtil
  • Informática Aplicada ao Design
  • Gestão e Marketing de Moda
  • Merchandising de Moda
  • Artes Têxteis
  • Modelação e Confeção Industrial
  • Modelação e Confeção para Atelier
  • Alfaiataria
  • Malhas
  • Tecelagem
  • Fiação
  • Enobrecimento Têxtil
  • Qualidade na ITV,
  • Entre outros.

Uma curiosidade deste Centro é que  promove visitas às suas instalações, designadas como “Open Day”, que têm como objetivo mostrar como é estudar no MODATEX, quais as áreas de formação disponíveis e divulgar juntos dos potenciais formandos as respetivas perspetivas de futuro em termos de empregabilidade pós-formação.

Outro dado relevante é que alguns ex-alunos do MODATEX trabalham hoje em grandes empresas nacionais e internacionais, o que constitui um motivo de orgulho para este Centro de Formação. Os formandos e ex-formandos do MODATEX na área do Design de Moda têm também apresentado os seus trabalhos nos principais eventos de moda nacionais e internacionais.

Prémios atribuídos à Modatex

– 22 a 27 de maio de 2016: Conquista das medalhas de ouro, prata e bronze no Campeonato Nacional das Profissões, em Coimbra.

– 2015: Área de Design de Moda. A marca Amorphous, de Carla Alves (Delegação do Porto), venceu a edição 2015 do Concurso Bloom, promovido pelo Portugal Fashion.

– 15/07/2015: 2º lugar nacional nos Prémios Europeus de Promoção Empresarial com o Projeto “Formar para Empregar”, uma iniciativa da Comissão Europeia.

– 2013: Disciplina de Moda. Luís Emílio e Nuno Cabral (Delegação de Lisboa), foram os vencedores da fase nacional da 6ª Edição Portuguesa do Young Creative Chevrolet, com o 1º e 2º prémios.

Os nossos parabéns para toda a equipa, em especial para a Diretora Sónia Pinto, pelo excelente trabalho desempenhado até aqui e que mais anos de sucesso se avizinhem, é o que desejamos.

Convidamo-lo a visitar o novo website aqui: MODATEX.PT