Uma landing page está para o marketing como os peixes estão para a água. O termo é utilizado praticamente todos os dias, mas quando é aplicado numa conversa com clientes a questão costuma ser: landing page quê? É uma odisseia que pode ser difícil de explicar. Não nos responsabilizamos por eventuais surpresas e peripécias.
A landing page
Em português, páginas de destino ou ‘aterragem’.
Serão tudo o que uma marca poderão querer?
Nem mil palavras chegam para descrever o potencial de uma landing page (estamos a exagerar na hipérbole, mas o seu potencial é inegável).
As landing pages são destinadas a um objetivo específico. Exemplos:
– Inscrição para um evento.
– Subscrição de newsletter.
– Venda de produtos.
– Captação de leads.
Entre outros.
Especificidades da landing page
- Página autónoma da web.
- Serve um objetivo específico: converter.
- Não tem distrações.
- Simples de navegar.
- Orientada à ação (call to action).
Tipos de landing page
Tipo 1: Landing Pages Click Through
São páginas de destinos desenhadas com o objetivo de levar o visitante a clicar para entrar noutra página. São ferramentas de “Clique para”.
São utilizadas, por exemplo, em gunis de e-commerce: descrição detalhada de um produto com o propósito de aproximar o utilizador do produto e levá-lo à compra.
Tipo 2: Landing Pages Geração de Leads
São relevantes quando se pretende os dados pessoais do utilizador como nome e endereço de email. Esta recolha serve para depois entrar em contacto. Tem, por norma, uma formulário e descrição a explicar para que serão utilizados os dados.
Quando investir numa landing page
- Aumentar a base de dados para campanhas de email marketing.
- Promover um evento e incentivar a inscrição.
- Comunicar campanhas e promoções.
- Divulgar novos produtos.
- Impulsionar vendas.
Ver, ouvir e ler
Facto: as pessoas retêm 80% do que vêem, 20% do que lêem e 10% do que ouvem. Impacto no momento de construir uma landing page:
- Crie conteúdo visual apelativo e relevante.
- Não seja demasiado comercial.
- Dê pistas visuais para encaminhar os utilizadores para onde quer.
- Capte a atenção dos visitantes com conteúdo forte.
- Utilize dados para abordar problemas e oferecer soluções.
- informe os utilizadores.
- Não se esqueça do vídeo.