Os Portugueses e as Redes Sociais é um estudo realizado pela Marktest Consulting com o objectivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais.

Hoje, o Facebook ou o Instagram são exemplos de como estas ferramentas se tornaram pontos de encontro entre pessoas e marcas. Envolvem os consumidores e criam relações. São um instrumento imprescindível de marketing e comunicação das marcas.

Foi para conhecer melhor a relação dos portugueses com estas plataformas digitais que o Grupo Marktest lançou em 2011 um estudo pioneiro em Portugal sobre o assunto.

O estudo procura conhecer os hábitos dos utilizadores de redes sociais. É abrangente, tocando pontos como as funcionalidades que mais valorizam e a frequência com que acedem. O tempo que dedicam ou os equipamentos que utilizam para aceder à Internet são outros pontos de análise.

Redes Sociais em 2013

Para a realização deste estudo, utilizou-se uma base de 820 entrevistas. Foram realizadas online durante entre 26 de Setembro e 7 de Outubro de 2013. A amostra é estratificada por Região Marktest, sendo proporcional à população que constitui o universo, de acordo com as variáveis género e idade.

Sabia que…

  • Instagram é a 6ª rede em notoriedade espontânea?
  • 95% dos utilizadores de redes sociais tem conta no Facebook e 39% no Youtube?
  • 27% abandonou uma rede social no último ano?
  • 14% visita sites de redes sociais assim que acorda?
  • 26% acha que dedica demasiado tempo a sites de redes sociais?
  • O smartphone é o 2º equipamento mais utilizado para aceder às redes sociais?
  • 66% segue marcas nas redes sociais?
  • 17% considera que o facto de seguir ou ser fã de uma empresa ou marca nas redes sociais tem muita influência nas opções de compra da marca?

Fonte: marktest.com

Caso necessite se uma estratégia para as redes sociais da sua empresa ou projeto, fale connosco. Temos soluções personalizadas.