Conheça as ferramentas online!
O governo português disponibiliza um conjunto de plataformas digitais de utilidade pública desenvolvidas para agilizar as tarefas de vários serviços públicos.
A entrega do IRS e a marcação de uma consulta médica são exemplos da desmaterialização de processos promovida pelos sucessivos executivos de Portugal ao longo do século XXI.
No entanto, as possibilidades estendem-se a serviços mais abrangentes e que muitos portugueses ainda não conhecem. A digitalgreen revela as plataformas digitais de utilidade pública que tem mesmo de começar a usar.
Tirar a senha e perder uma manhã nas filas pode deixar de ser uma dor de cabeça. As ferramentas online foram desenvolvidas para ajudar a população e impulsionar a eficiência dos serviços públicos.
A sustentabilidade das políticas públicas aliada à eficiência dos serviços para a população é a matriz destas plataformas digitais acessíveis a um clique e em qualquer dispositivo.
Serviço Nacional de Saúde
Possibilita que o utente marque consultas médicas e realizar outro tipo de serviços na área da saúde.
Governo de Portugal
O cidadão/ utilizador pode aceder a informação relativa aos governos anteriores e aceder a conteúdos antes inacessíveis.
Segurança Social
Possibilita o acesso a determinadas informações e evita que o utente tenha que se deslocar às instalações da entidade.
Portal de Contraordenações
Permite aos condutores consultarem o seu cadastro e também os processos associados às contraordenações (mesmo antes de receber a carta no correio).
Autoridade de Supervisão de Seguros
Entidade que tem como objetivo assegurar o bom funcionamento do mercado segurador e os fundos de pensões.
Base de Dados de Contas
Sistema que permite listar o estado dos seus empréstimos e informações sobre os seus cartões de crédito.
Autoridade Tributária e Aduaneira
Se por algum motivo tiver encomendado algum produto fora de Portugal e o mesmo tiver sido tributado na alfândega, saiba como proceder.
Livro de Reclamações
Agora é mais fácil escrever no livro de reclamações. Basta se indentificar, indentificar o motivo, escrever contra quem reclama e proceder à reclamação por escrito.
Estes serviços são importantes na nossa vida e facilitam as mais diversas ações. Recomendamos que adicione estas páginas aos seus favoritos, pode não fazer falta hoje, mas “amanhã” podem ser úteis.
Artigo original: PPLWARE