“Se o seu website tem mais de 2 ou 3 anos é hora de atualizá-lo.”
A decisão de redesenhar um website nem sempre é tomada de ânimo leve, visto que, alterações, ou mesmo o desenvolvimento de um novo website, nem sempre é algo que uma empresa ou organização deseja, seja pelo tempo envolvido seja pelo dinheiro investidos nele, mas é uma necessidade, já que, como sabemos, e acredito que não existem dúvidas, um website promove a empresa 24 horas por dia, 7 dias por semana.
É importante mencionar que uma reformulação de um website corporativo, ou de um blog pessoal, não significa que você tenha que alterar o logotipo ou as cores. Não é necessariamente começar do zero. É mais sobre identificar e ajustar as partes que funcionam menos bem e, nas partes que funcionam bem, injetar nova vida no website.
UX, UI e não só.
Já foi o tempo que bastava um website ter uma boa aparência e apresentar as informações de forma clara. Estudos recentes sobre as mudanças de comportamento do utilizador e suas expectativas, identificaram que cerca de 40% abandonam um website se ele demorar mais de 4 segundos para carregar, cerca de 79% dos que tiveram problemas com o desempenho de um website provavelmente não o visitaram novamente, cerca de 44% contariam a um amigo se tivessem uma experiência online ruim e 90% dos visitantes que tiveram uma experiência ruim no website nunca mais retornaram.
Assim, cuidados com UX e UI, além de outros detalhes para os quais temos de ter atenção, são fundamentais e tão importantes quanto ter uma boa aparência e apresentar as informações de forma clara.
Vamos começar pelo UX, que significa User Experience (experiência do utilizador). Neil Patel explica que a UX “é uma estratégia cujas ações buscam não só entregar o melhor conteúdo, como também garantir que ele seja consumido da forma mais agradável possível.”. Este é um dos motivos pelos quais, à medida que a tecnologia e o comportamento do utilizador mudam, para ficar à frente, é essencial atualizar o seu website (regularmente). Como, em pleno século XXI, as pessoas estão constantemente “ligadas à Internet”, elas exigem uma experiência de utilizador fácil, eficiente e principalmente rápida. Quando um visitante tem uma boa experiência em seu site, há uma chance maior desse visitante se tornar um cliente fiel.Já a sigla UI, significa User Interface (interface do usuário). Segundo James Spark, “a combinação de design visual e interativo com arquitetura de informações fornece uma experiência perfeita”.
Agora que já sabemos o que é UX e UI, vejamos quais as considerações que devem ser levadas em consideração:
– Seu website tem um certificado SSL?
– A tecnologia está atualizada (linguagem de programação primária, aplicações, CMS, plugins, etc…)?
– O website é responsivo?
– Com que rapidez seu website carrega?
– Seu website atende às credenciais de acessibilidade?
– Está otimizado para o melhor desempenho dos mecanismos de pesquisa?
– Está a utilizar CTAs de forma estratégica?
– E quão fácil é o seu website para navegar?
Nos tempos atuais, o mercado online é altamente competitivo e, para qualquer website, seja um corporativo ou um blog pessoal, o desempenho do website é essencial, seja para aumentar as vendas ou para expor uma marca. Este deve permanecer moderno e funcional para se manter competitivo.
Assim, refaço a pergunta: