contrato de suporte e sua importancia

Porque ter um contrato de suporte?

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A tecnologia da informação tornou-se crucial para as organizações em todos os setores, permitindo comunicação, produtividade e eficiência em diversas operações de negócios.

Uma interrupção na página web de uma instituição, faz com que seus clientes fiquem incapazes de obter o valor que esperam de seus negócios. Claro que algumas interrupções não podem ser evitadas, mas podem e devem ser mitigadas.

Um exemplo de uma interrupção não planeada, pode ocorrer no caso de substituição de um ou mais colaboradores que não estejam familiarizados com a utilização do backoffice de sua página web. Com certeza este novo colaborador terá dúvidas ao aceder o backoffice. Poderá, sem intenção, cometer algum erro que poderá causar algum problema na informação transmitida aos seus clientes. Isto sem contar o tempo que poderá demorar para resolver este ou um outro problema. Este tempo resultará em danos de médio prazo ao moral e à produtividade deste colaborador, e talvez de toda a equipa, sem mencionar os danos à reputação em casos que afetam os seus clientes. Em outras situações, sua equipe pode simplesmente não ter o conhecimento necessário para usar as ferramentas à sua disposição como, por exemplo, na atualização de plugins.

Se você não tiver um contrato de suporte (com qualquer empresa de TI), não terá recursos prontamente disponíveis

Um contrato de suporte é a melhor maneira de obter resultados consistentes de uma empresa de TI. Esses contratos garantem que você tenha recursos dedicados e tempo alocado para atender às necessidades de TI de sua empresa.

Dispor de um contrato de suporte é uma abordagem proativa, é como ter uma apólice de seguro robusta e com isto reduz significativamente o risco, garantindo que você aproveite ao máximo sua plataforma. Os benefícios de ter um contrato de suporte vão além da correção de problemas. Muitos contratos de suporte podem ser adaptados às suas necessidades específicas para dar apoio e melhorar os recursos de sua equipa interna. Sua instituição pode, por exemplo, escolher um contrato de suporte adequado que permita, para além do suporte para correções, ajudar a esclarecer dúvidas, dispor de formações e também ter a possibilidade de requisitar o desenvolvimento de novas funcionalidades. Veja que um contrato de suporte pode fornecer ajuda sempre que você precisar, não apenas quando as coisas dão errado. Assim sendo, além de ter como objetivo garantir que seus serviços habilitados continuem a entregar o valor esperado para seus clientes (externos ou internos), também pode fornecer suporte estratégico para sua transformação digital. Se você precisa ou não de um contrato de suporte depende da sua situação. Se você tiver o conhecimento interno necessário para apoiá-lo e mantê-lo, talvez não seja necessário. Mas se não tiver, e se não faz parte do negócio de sua empresa ter um ativo especializado alocado somente para estas situações, ter um contrato de suporte é a melhor maneira de obter resultados consistentes de uma empresa de TI, já que terá um especialista em quem você pode confiar, e que reduzirá muito os riscos, além de ajudar a garantir que você aproveite ao máximo seu website.

Parece contraintuitivo pensar que gastar dinheiro economiza dinheiro, mas não se esqueça que quem tem um contrato de suporte economiza tempo quando a ajuda é necessária. E tempo é dinheiro.