Gerar leads que se convertem em clientes é a missão de websites bem construídos. Tudo fica mais fácil quando se segue uma estratégia de marketing digital delineada de acordo com os objetivos da empresa. Baseie-se no conhecimento analítico e nas característica do seu público-alvo. A digitalgreen explica como transformar cada interação online numa oportunidade de valor.

Seguir tendências pode ser um exercício esgotante. Os websites, tal como outro investimento, têm pontos críticos que não podem ser descurados. Siga as nossas sugestões para transformar o seu website num campeão a gerar leads e deixe para trás os tempos de montra digital estática.

Adopte uma postura ativa, sustentada em estratégias de inbound marketing, email e content marketing. Impulsione o seu sucesso.

Otimize o seu website para os motores de busca

Quando a questão é o número de leads gerados pelo seu website, existe apenas uma regra que nunca pode esquecer. Os leads são reflexo da relação entre o tráfego do website e a taxa de conversão. Um website que surge nos lugares cimeiros de motores de busca como o Google e a Yahoo tem maior probabilidade de conseguir gerar mais leads.

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O que significa otimizar o seu website?

SEO, SEO, SEO. Essencialmente, otimizar o seu website significa investir ininterruptamente em Search Engine Optimization. Ao fazê-lo está a garantir que o seu website se torna sustentável a médio-longo prazo e que é encontrado online. Consequentemente, recebe tráfego qualificado à medida que consolida o SEO. Os resultados não são imediatos mas podem ser duradouros caso a estratégia seja bem definida. 

O primeiro passo é analisar as palavras-chave pelas quais faz sentido a sua empresa lutar. Segue-se o desenvolvimento de estratégias para defender estas keywords. Frequentemente, resumem-se ao marketing de conteúdo, email marketing e inbound marketing. Por muito bonito que o seu website seja, se não existir tráfego o melhor é encerrar. Sem movimento, nunca vai conseguir gerar leads e criar oportunidades de venda.

Conteúdo Relevante

Cada consumidor pode chegar ao seu website por um caminho diferente. No entanto, a sua capacidade para atrair pessoas depende do conteúdo que oferece. Gear leads é sinónimo de conteúdo de qualidade, com assinatura própria, relevante e, claro, exclusivo. 

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As informações sobre os produtos, serviços e a empresa são detalhes essenciais em websites bem construídos mas não são suficientes para captar a atenção dos utilizadores. É crucial desenvolver meios alternativos de informação capazes de levar as pessoas a interagir com o website e a partilhar os seus dados, por exemplo.

As newsletters, os ebooks e o blog são apenas alguns meios através dos quais pode criar conteúdos de teor informativo e que ajudam os seus potenciais clientes a tomar decisões. Impulsione as suas oportunidades de negócio enquanto revela o seu conhecimento no setor em que atua. Gerar leads implica criatividade e trabalho contínuo.

Leia também: A sua empresa ainda não tem um website? Não adie mais a decisão

Blog oficial da marca

A secção de notícias ou blog tende a ser facilmente encontrada em websites mas a forma como é trabalhada ainda está longe de ser a melhor. Por falta de recursos humanos ou tema, o blog oficial da marca acaba por não ser, muitas vezes, aproveitado no seu máximo.

Um blog é imprescindível para atrair tráfego para o seu website e tende a ter mais 434% de páginas indexadas, mais 97% de inbound links nos motores de busca e mais 55% de visitas. Ter um blog e não o atualizar pode transmitir uma imagem mais negativa que não ter um blog.   Antes de decidir investir neste formato, defina uma estratégia e desenvolva todos os planos que necessita para entrar em modo cruzeiro o mais rápido possível.

Não se limite a escrever sobre os seus produtos, serviços ou portefólio. Aproveita para partilhar sugestões, explorar assuntos relacionados com o setor em que atua. Alimente a interação com o seu público-alvo. Disseminar conteúdo relevante na Internet permite que este possa ser indexado por motores de busca, estando a aumentar a probabilidade de ser encontrado em pesquisas online.

Não se esqueça de partilhar o conteúdo que escreveu. As redes sociais permitem divulgar novos artigos, aumentar a audiência do seu blog, fidelizar comunidades, gerar discussões e obter mais links para o seu website.

Invista em landing pages

As visitas diretas ao website ou a páginas específicas do website ocupam frequentemente os lugares cimeiros das fontes de tráfego de um website. O que é uma landing page?

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Uma landing page é uma página de um website onde um utilizador ‘aterra’. Ou seja, falamos de páginas criadas com o objetivo de captar leads e onde são disponibilizados formulários para obter dados e entrar em contacto com a empresa. De forma sucinta, estas landing pages devem ser simples, objetivas e organizadas. O seu foco é angariar contactos e lançar a base para converter leads em vendas. Por isso, não complique. 

As landing pages são ainda essenciais para campanhas de publicidade online, uma vez que podem ser desenvolvidas à medida de uma campanha especifica de forma a comunicar exatamente o que se pretende.

Calls-to-Action

Os apelos à ação (calls to action, em inglês) são botões que levam os utilizadores a realizar uma determinada ação. O fundamental é ir testando diferentes CTA, desde formatos e textos a cores, tamanhos e organização.

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Os que gerarem maiores taxas de conversão são os que merecem mais atenção e trabalho. Exemplos de CTA:

  1. Saiba mais.
  2. Clique.
  3. Faça o download.
  4. Subscreva a newsletter.

Ajudamos a gerar leads

A equipa da digitalgreen está disponível para trabalhar a sua transformação digital. Desenvolvemos estratégias de marketing digital focadas em criar oportunidades de valor para a sua empresa. Não hesite. Fale connosco.