“Muitos dos negócios, desde grandes empresas até PMEs, foram, são, ou serão, afetados pela transformação digital. No caso das PMEs, o website ainda tem um papel crucial a desempenhar.”
Um website é fundamental para acelerar a transformação digital?
Apesar de o tema “Transformação Digital” ter crescido muito na época da pandemia causada pela COVID-19, a DIGITALGREEN já acompanhava esta nova tendência e fazia dar o conhecer às pessoas que diariamente acedem ao seu portal.
O artigo “A transformação digital das PME e os 4 gatilhos dos ecossistemas digitais” publicado em 30/04/2018, aborda este tema, e explicita os desafios da transformação digital das pequenas e médias empresas portuguesas (PME). O artigo está disponível para consulta aqui.
Inclusive, algo de que nos orgulhamos, o referido artigo foi citado por Mário Salumbongo Ezequiel Pereira em sua dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Informática, na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, “A transformação digital nas pequenas e médias empresas: Utilização e impacto das tecnologias de informação e comunicação móveis e sociais no caso angolano”, mais precisamente na página 44. Para quem estiver interessado em ler, pode clicar aqui.
Um dos principais impactos da transformação digital é como ela remodela o relacionamento entre a empresa e o consumidor.
Porque um website é fundamental?
A Internet tornou-se pública no início dos anos 90, e, desde então, não só é uma ferramenta que impulsionou a transformação digital como, também, é uma tecnologia disruptora. O primeiro website surgiu em 6 de agosto de 1991. E ele ainda está no ar, conforme pode, se quiser, clicar aqui e ver.
Na era da transformação digital, um website é mais do que apenas um canal online.
Um website é uma das principais interfaces de um negócio, ou seja, é a face pública de uma empresa para o mundo, e serve como um ponto vital de contacto com o seu público.
Nada disso pode ser alcançado com soluções prontas para uso, a melhor, e talvez a única, maneira é sob medida, já que, quando bem planeado e desenvolvido, transmite para o cliente uma mensagem alinhada com a estratégia e visão da empresa (como a sua história, missão, produtos e serviços, etc…).
No que diz respeito ao seu propósito, pode, por exemplo, entre outras funções, ser voltado para geração de leads ou para o comércio eletrônico.
Embora essas categorias sejam amplamente padronizadas, os detalhes e particularidades variam de empresa para empresa, e, desta maneira, de website para website.
Cada propósito tem suas próprias implicações em relação à sua presença digital, especialmente porque eles se tornam cada vez mais complexos de produzir e exigem integração com sistemas de back-end para se tornar um sistema totalmente unificado.
Os websites devem ser amigáveis, já que, no processo de transformação, os websites são voltados para o cliente, e responsivos, visto que, estes também precisam atender tanto aos utilizadores de plataformas móveis (smartphones, tablets, etc…) como os que utilizam a navegação nos meios tradicionais com um teclado e rato.
O recurso de “chatbot” habilitado para IA é um outro recurso importante do website focado no cliente. Como podemos perceber, sempre temos de considerar o foco na experiência do cliente.
O papel do website sempre evoluirá, sempre sofrerá transformações, mas, com certeza, uma plataforma solidamente projetada continuará sendo a base sólida por algum tempo.