Um website de nicho aborda especificamente um segmento específico do mercado ou tema restrito. Ao contrário de um website generalista, permite trabalhar um determinado público-alvo, é um projeto pouco escalável e trabalha palavras-chave com baixo de volume de pesquisas mensais, mas que pode gerar retornos consideráveis.

O que é um website de nicho?

Tem a missão de trabalhar um tema ou um nicho específico, abordando temas focados em determinado tópico.

Vantagens
  • Foco em palavras-chave de long tail. Ou seja, termos de pesquisa com baixo volume de pesquisas mensais, mas que permitem conquistar uma posição dominante no segmento.
  • Projeto pequeno, pouco escalável, mas que pode ser altamente rentável.
  • Identificação clara do público-alvo.
  • Criação de conteúdos atemporais.

A distinção entre website de nicho e generalista

Um website (ou um blog), por norma, trabalha um nicho de mercado. Ou seja, foca-se na segmentação de um tema mais abrangente. No entanto, um website generalista distingue-se de um website de foco pelo potencial que o primeiro tem para ser segmentado.

Como criar um website de nicho

O primeiro passo para criar um website de nicho é identificar o tema a desenvolver e que terá de ser específico. Quanto a elementos como SEO, alojamento, layout e estrutura, a lógica é a mesma que qualquer outro website.

Elementos a considerar:
  1. Selecionar o segmento de mercado.
  2. Escolher um domínio adequado do ponto de vista estratégico e um alojamento acessível.
  3. Configurar um CMS, nomeadamente o WordPress.
  4. Identificar os plugins críticos. Destaque para: Yoast SEO – SEO para WordPress; Contact Form 7 – formulários de contacto; Redirection – direccionamentos 301 e monitorização de páginas de erro 404; Broken Link Checker –  encontra links quebrados nos artigos ou páginas; WP Optimize – otimização e remoção de conteúdos desnecessários do banco de dados WP Super Cache – Plugin de cache para acelerar o carregamento das páginas do website; Akismet – controlo anti-spam de comentários em artigos.
  5. Criar conta no Google Analytics.
  6. Planear: é essencial criar a estratégia de conteúdo para atingir os resultados pretendidos.
  7. Pensar no link building.
  8. Promover os artigos nas redes sociais.
  9. Pensar a médio e longo prazo.

Finalmente…

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