Só quem já empreendeu faz ideia das dificuldades e do trabalho de criar uma marca. É necessário ter presente desde o início, que não adianta nada ter um design fantástico e chamativo, se isso não estiver vinculado ao propósito da empresa.
Assim, seja uma marca de roupa, de computadores ou de automóveis, o importante é perceber que ela não surge do nada. A criação e a gestão de uma marca dependem do modelo de negócio, da capacidade de entrega de valor e dos objetivos da empresa.
Assim, seja uma marca de roupa, de computadores ou de automóveis, o importante é perceber que ela não surge do nada. A criação e a gestão de uma marca dependem do modelo de negócio, da capacidade de entrega de valor e dos objetivos da empresa.
Marca
Quando falamos em marca, é comum associarmos imediatamente ao logótipo. Apesar dessa ligação existir, o significado é mais amplo: é toda a representação figurada de uma empresa que a distingue das outras.Para criar uma marca de sucesso, é preciso criar uma experiência com o cliente que transmita os valores e objetivos da marca, que dê origem a uma identificação significativa dos seus produtos e serviços.
Branding
O Branding consiste na estratégia utilizada para construir uma imagem positiva da marca e aumentar a visibilidade. Por isso, também é conhecido como Brand management – ou “gestão de marca”.

É realmente importante perceber que não é possível criar uma marca de sucesso sem testar conceitos e elementos de branding ao longo do processo de construção da marca. E, ao contrário do que muitos pensam, isso pode ser feito com muita agilidade e investimentos acessíveis, utilizando processos de pesquisa digitais.
“Marca é um nome, termo, símbolo, desenho – ou uma contribuição desses elementos – que deve identificar os bens ou serviços de uma empresa ou grupo de empresas e diferenciá-los da concorrência”
– Philip Kotler, AKA “Pai do Marketing”
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