Website, não é para todos

Disseste Website? O que é isso?

Scroll Down

Website, não é para todos!

Disseste website? O que é isso?

Saber o que significa um website é fundamental para quem quiser ser bem sucedido no mercado.

Para já, dizemos-lhe que o website é uma ferramenta poderosa de contacto, relacionamento de clientes e vendas, que permitirá ao seu negócio alcançar excelentes performances no mundo digital.

O que é um website?

Website é uma palavra que resulta da justaposição das palavras web (rede) e site (lugar). Com isto, entendemos que um website é um lugar na rede.

No contexto digital o website é um espaço virtual composto por uma ou várias páginas relacionadas entre si, acessíveis na internet mediante um determinado endereço (URL) e podem ser acessadas através de um navegador (ou browser), tal como o Microsoft Edge, o Google Chrome, Safari, Firefox apenas para mencionar alguns.

Neste espaço virtual, existe espaço para a partilha de informações relevantes sobre um negócio, pessoas, serviços, produtos e notícias. Como também podem expor-se os valores, missão e visão da sua empresa e informações relacionadas ao mercado de atuação do seu negócio.

Numa perspetiva mais técnica, um website é um conjunto de páginas que são programadas numa linguagem de programação HTML (website estático), PHP e JavaScript (website dinâmico e interativo), organizadas e alojadas num servidor na rede e sob um nome de domínio.

Objetivo de um website?

O objetivo de um website, varia de acordo com as necessidades do seu negócio e cliente. Existem websites que possuem metas e objetivos diferentes ou até mesmo finalidades únicas. Desde a simples apresentação da empresa e da marca, à possibilidade de “mostrar” os seus produtos e serviços, receber pedidos de clientes ou (e porque não?) vender.  

A “big picture” aqui é que o cliente encontre o site e que o produto e/ou serviço corresponda às suas necessidades.

Tipos de website

Há diversos tipos de websites e cada um deles possui um objetivo diferente, de acordo com o público ao qual é direcionado. Abaixo vamos apresentar alguns dos mais variados propósitos dos websites.

Landing Page

Tem como objetivo incentivar o visitante a completar uma ação, seja ela comprar, inscrever-se num curso, preencher um formulário ou fazer download de um ebook.

A landing page, tem um único objetivo, possui uma mensagem clara, atrativa e possui uma ação (CTA – call to action).

Veja um exemplo aqui.

Website Institucional/Corporativo

Tem como objetivo aumentar o seu leque de clientes, atrair novos clientes, construir uma imagem positiva do seu negócio e fornecer um canal de comunicação eficiente para os consumidores.

O website institucional concentra toda a informação importante do seu negócio, em páginas virtuais que promovem a sua marca como também as suas atividades, produtos e serviços. 

Veja um exemplo aqui.

Portal de Notícias

O objetivo principal do portal de notícias é ajudar os utilizadores a encontrar informações necessárias sobre temas específicos.

O portal de notícias é um website informativo, organizado em secções multiníveis de vários assuntos atualizados em tempo real. Como por exemplo, Jornal de Notícias, Expresso, Correio da Feira, entre outros.

Loja Online

Tem como objetivo aumentar a visibilidade do seu negócio. É o método de distribuição e comunicação cada vez mais usado à disposição das marcas. 

A loja online permite realizar compras online de produtos ou serviços, estando acessível em qualquer ponto do planeta e 24h por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.

Veja um exemplo aqui.

Conclusão

Um website é um conjunto de uma ou várias páginas interligadas, com informações reunidas e disponibilizadas na internet.

O tipo de website varia de acordo com os objetivos do negócio. Assim, pode assumir a forma de uma landing page, de um website institucional ou até de uma loja online.

Agora que já sabemos o fundamental, fique a saber a importância de um website para o seu negócio.

Sem comentários

Deixe um comentário