A imagem online de uma empresa ou marca vai muito além do conteúdo que ela publica no seu site. À medida que a sua empresa cresce e mais pessoas ouvem acerca dos seus produtos e serviços, mais frequentemente outras pessoas na internet publicam conteúdo que mencionam a sua marca.
De sites e serviços de avaliação (Facebook, Google, Foursquare, Yelp, e tantos outros) a publicações nas redes sociais, blogs e artigos de notícias, existem muitos locais digitais onde a reputação da sua empresa pode ser impactada. Mas de todos os locais digitais, o mais importante é o que aparece na primeira página do Google para as pesquisas da sua marca. Não se esqueça, os resultados de pesquisa Google são seu ativo digital mais importante para a sua marca.
De sites e serviços de avaliação (Facebook, Google, Foursquare, Yelp, e tantos outros) a publicações nas redes sociais, blogs e artigos de notícias, existem muitos locais digitais onde a reputação da sua empresa pode ser impactada. Mas de todos os locais digitais, o mais importante é o que aparece na primeira página do Google para as pesquisas da sua marca. Não se esqueça, os resultados de pesquisa Google são seu ativo digital mais importante para a sua marca.
Por que seus resultados de pesquisa de marca são seu ativo digital mais importante
Todos, quase sem exceção, utilizamos o Google primeiro quando pesquisamos sobre marcas e produtos.
Estudos mostram que 81% de todos os consumidores realizam pesquisas antes de fazer uma compra online. E como o Google possui 92% da participação no mercado de motores online de pesquisa, quase toda essa pesquisa começa com o Google.
Ao contrário das plataformas de redes sociais ou de notícias, as pessoas acedem os motores de pesquisa quando têm a intenção de pesquisa e procuram respostas ou informações específicas. Para a maioria das empresas, a jornada do cliente não começa quando os consumidores chegam ao seu site, mas com tudo o que eles podem encontrar na primeira página dos SERPs (search engine results page ou em português página de resultados do motor de pesquisa) antes mesmo de clicar.
Se não soubermos o que aparece na primeira página do Google quando as pessoas escrevem o nome da nossa marca, estamos a permitir que outros moldem a nossa reputação online.
Estudos mostram que 81% de todos os consumidores realizam pesquisas antes de fazer uma compra online. E como o Google possui 92% da participação no mercado de motores online de pesquisa, quase toda essa pesquisa começa com o Google.
Ao contrário das plataformas de redes sociais ou de notícias, as pessoas acedem os motores de pesquisa quando têm a intenção de pesquisa e procuram respostas ou informações específicas. Para a maioria das empresas, a jornada do cliente não começa quando os consumidores chegam ao seu site, mas com tudo o que eles podem encontrar na primeira página dos SERPs (search engine results page ou em português página de resultados do motor de pesquisa) antes mesmo de clicar.
Se não soubermos o que aparece na primeira página do Google quando as pessoas escrevem o nome da nossa marca, estamos a permitir que outros moldem a nossa reputação online.
A exibição de conteúdo negativo na primeira página do Google sacrificará os clientes da nossa empresa
Será que aceitaríamos uma parceria estratégica com alguém que tivesse vários artigos negativos sobre eles na primeira página dos resultados de pesquisa? Claro que não. Portanto, não é surpresa que o conteúdo negativo possa custar-nos potenciais clientes.
Basta apenas uma revisão negativa para ter um impacto suficiente, mas as perdas aumentam exponencialmente a partir daí. Três resultados de pesquisa negativos podem significar perdas de aproximadamente 60% dos clientes que pesquisam a nossa marca online.
A verdade é que o conteúdo negativo tem ainda mais impacto na jornada do cliente do que o feedback positivo, mas se os resultados forem positivos, os clientes sentir-se-ão mais confiantes na tomada da decisão de compra.
Basta apenas uma revisão negativa para ter um impacto suficiente, mas as perdas aumentam exponencialmente a partir daí. Três resultados de pesquisa negativos podem significar perdas de aproximadamente 60% dos clientes que pesquisam a nossa marca online.
A verdade é que o conteúdo negativo tem ainda mais impacto na jornada do cliente do que o feedback positivo, mas se os resultados forem positivos, os clientes sentir-se-ão mais confiantes na tomada da decisão de compra.
Sites com autoridade elevada de domínio classificam-se facilmente na primeira página do Google
Sites com autoridade elevada de domínio são muito mais capazes de se posicionar no Google. Isso acontece porque a autoridade do site é um dos fatores que transmite ao Google a qualidade do site e se este é confiável por outros utilizadores na Internet.
São os backlinks, tráfego das redes sociais e tráfego direto comunicam esses sinais de confiança. Portanto, se um desses transmissores de autoridade mencionar a nossa empresa no seu conteúdo, a probabilidade de aparecer na 1ª página das pesquisas das palavras-chave que incluam o nome da nossa marca aumenta.
Alguns exemplos de fatores que influenciam a autoridade de um site são:
Sites de avaliação de terceiros (por exemplo, Yelp, Trustpilot, Glassdoor etc.)
Esses tipos de resultados aparecem frequentemente na primeira página dos resultados das pesquisas de marca de uma empresa. E portanto, é essencial ser proactivo na monitorização e trabalhar o discurso sobre a marca que é comunicada em todos eles.
Em última análise, o objetivo deve ser melhorar a autoridade do próprio site. Dessa forma, o conteúdo criado pode começar a aparecer com mais frequência na primeira página das pesquisas quando as pessoas realizam pesquisas com o nome da nossa empresa.
Enquanto isso, a equipa de marketing ou relações públicas deve fazer o trabalho para garantir que a nossa empresa seja bem representada por sites de maior autoridade (backlinks).
São os backlinks, tráfego das redes sociais e tráfego direto comunicam esses sinais de confiança. Portanto, se um desses transmissores de autoridade mencionar a nossa empresa no seu conteúdo, a probabilidade de aparecer na 1ª página das pesquisas das palavras-chave que incluam o nome da nossa marca aumenta.
Alguns exemplos de fatores que influenciam a autoridade de um site são:
Sites de avaliação de terceiros (por exemplo, Yelp, Trustpilot, Glassdoor etc.)
- Contas de redes sociais
- Novos artigos
- Páginas da Wikipédia
- Imagens do google
- Resultados de vídeo do YouTube
- Diretórios online
Esses tipos de resultados aparecem frequentemente na primeira página dos resultados das pesquisas de marca de uma empresa. E portanto, é essencial ser proactivo na monitorização e trabalhar o discurso sobre a marca que é comunicada em todos eles.
Em última análise, o objetivo deve ser melhorar a autoridade do próprio site. Dessa forma, o conteúdo criado pode começar a aparecer com mais frequência na primeira página das pesquisas quando as pessoas realizam pesquisas com o nome da nossa empresa.
Enquanto isso, a equipa de marketing ou relações públicas deve fazer o trabalho para garantir que a nossa empresa seja bem representada por sites de maior autoridade (backlinks).
Os resultados da pesquisa podem durar anos
Muitas empresas consomem muita energia e tempo, preocupadas com as publicações ou comentários das redes sociais que mencionam a marca. A realidade é que o impacto da atenção negativa nas redes sociais é exagerado.
Os algoritmos das redes social trabalham com base no imediato, o que significa que essas menções às empresas são “esquecidas” rapidamente. A atenção negativa das redes sociais geralmente pode ser mitigada por uma forte resposta de relações públicas.
Mas o conteúdo consistente pode sobreviver na 1ª página Google por anos, e influenciar esses resultados de pesquisa não se consegue de forma instantânea. É por isso que as empresas devem canalizar mais recursos e atenção para garantir uma ótima reputação digital.
Nenhuma marca pode controlar totalmente o que os outros escolhem dizer ou publicar sobre eles online, então a questão é: como podemos garantir que os resultados de pesquisa de marca sejam positivos?
Os algoritmos das redes social trabalham com base no imediato, o que significa que essas menções às empresas são “esquecidas” rapidamente. A atenção negativa das redes sociais geralmente pode ser mitigada por uma forte resposta de relações públicas.
Mas o conteúdo consistente pode sobreviver na 1ª página Google por anos, e influenciar esses resultados de pesquisa não se consegue de forma instantânea. É por isso que as empresas devem canalizar mais recursos e atenção para garantir uma ótima reputação digital.
Nenhuma marca pode controlar totalmente o que os outros escolhem dizer ou publicar sobre eles online, então a questão é: como podemos garantir que os resultados de pesquisa de marca sejam positivos?
Utilize o SEO para melhorar os resultados de pesquisa da marca
A boa notícia é que o SEO pode ser construído e trabalhado como ferramenta de gestão de reputação digital. Diversas estratégias de SEO, tais como a criação de links, marketing de conteúdo e otimização na página, podem ser usadas para ajudar a melhorar as pesquisas de marca. Sim , nunca se esqueça, os resultados de pesquisa Google são seu ativo digital mais importante para a sua marca.
Aqui estão algumas estratégias de SEO que podem ser usadas:
Crie conteúdo original: qualquer conteúdo original publicado pela nossa marca também pode ser classificado no Google. Se houver uma consulta de pesquisa que esteja produzindo resultados negativos para sua marca, tente classificar nessa primeira página com um conteúdo original de alta qualidade.
Invista na criação de links: melhorar a autoridade do nosso site ajudará o conteúdo existente a obter uma melhor e mais frequente classificação para pesquisas com o nome da nossa marca.
Aumente o nível das redes sociais: os sites de maior autoridade existentes são plataformas sociais como Facebook e Twitter. Certifique-se que tem uma presença social forte e positiva para que os perfis sejam classificados na primeira página do Google.
Participação em fóruns: contribuir com liderança de pensamento e comentários de especialistas para fóruns de especialidade é uma ótima maneira de ajudar a produzir resultados de pesquisa de marca mais positivos. Esses sites geralmente são autoridades em seus nichos de mercado e podem facilmente classificar na primeira página de resultados da pesquisa Google.
Trabalhar com especialistas de SEO: existem agências de SEO que são capazes de criar conteúdo em escala, trabalhar com especialistas para a estratégia de reputação e isso significa resultados mais rápidos e impactantes. Mas ainda assim, qualquer empresa ou profissional de marketing digital pode assumir a tarefa árdua da gestão de reputação.
Aqui estão algumas estratégias de SEO que podem ser usadas:
Crie conteúdo original: qualquer conteúdo original publicado pela nossa marca também pode ser classificado no Google. Se houver uma consulta de pesquisa que esteja produzindo resultados negativos para sua marca, tente classificar nessa primeira página com um conteúdo original de alta qualidade.
Invista na criação de links: melhorar a autoridade do nosso site ajudará o conteúdo existente a obter uma melhor e mais frequente classificação para pesquisas com o nome da nossa marca.
Aumente o nível das redes sociais: os sites de maior autoridade existentes são plataformas sociais como Facebook e Twitter. Certifique-se que tem uma presença social forte e positiva para que os perfis sejam classificados na primeira página do Google.
Participação em fóruns: contribuir com liderança de pensamento e comentários de especialistas para fóruns de especialidade é uma ótima maneira de ajudar a produzir resultados de pesquisa de marca mais positivos. Esses sites geralmente são autoridades em seus nichos de mercado e podem facilmente classificar na primeira página de resultados da pesquisa Google.
Trabalhar com especialistas de SEO: existem agências de SEO que são capazes de criar conteúdo em escala, trabalhar com especialistas para a estratégia de reputação e isso significa resultados mais rápidos e impactantes. Mas ainda assim, qualquer empresa ou profissional de marketing digital pode assumir a tarefa árdua da gestão de reputação.
Por que sua empresa precisa de um plano de gestão de reputação de SEO
Se não prestarmos a devida atenção aos resultados de pesquisa da nossa marca, podemos descobrir que o esforço que dedicámos ao marketing da empresa terá sido desperdiçado. Devemos sempre certificar de definir um alerta no Google com o nome da nossa marca ou os nomes de quaisquer partes interessadas importantes para podermos acompanhar como a imagem retratada na Internet.
Além disso, também devemos pensar de forma mais criativa de como o SEO pode ajudar a moldar a narrativa online da sua marca. A realidade é que nenhuma empresa tem uma reputação perfeita, mas não se esqueça, que os resultados de pesquisa Google são seu ativo digital mais importante para a sua marca.
Além disso, também devemos pensar de forma mais criativa de como o SEO pode ajudar a moldar a narrativa online da sua marca. A realidade é que nenhuma empresa tem uma reputação perfeita, mas não se esqueça, que os resultados de pesquisa Google são seu ativo digital mais importante para a sua marca.
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Marketing
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