Segurança digital, proteja os seus dados!
A 28 de janeiro celebra-se o Dia Internacional da Proteção de Dados. Mas o que é afinal a Proteção de dados? Que dados são estes que é tão importante proteger?
Bom, como sabemos, a Internet transformou as nossas vidas e podemos afirmar que numa quantidade de aspectos, para melhor.
Através da Internet comunicamos com pessoas de qualquer parte do mundo, podemos comprar sem sequer ter que sair de casa, ter apoio nas diversas tarefas pessoais e profissionais diárias a qualquer instante, assim como aceder a um “mundo de informações” em poucos cliques.
Por falar em clique! Esta é a razão pela qual um crime cibernético se espalha tão rapidamente, e é por ele que vamos começar.
Verificar links antes de clicar
Um link ou hiperligação pode causar enormes dores de cabeça.
Mesmo com uma aparência credível, um simples clique num link mal intencionado, pode destruir uma rede inteira.
Por isso, todo o cuidado é pouco, principalmente, com os links de publicações nas redes sociais como WhatsApp, Facebook Messenger e principalmente em emails.
Cuidado com os emails
Nos últimos tempos,tem crescido de forma significativa o envio de emails e SMS fraudulentos, através do Phishing.
Esta técnica de fraude (Phishing) é uma das técnicas de engenharia social muito utilizadas que pretende enganar as pessoas e levá-las a fornecer informações confidenciais, como passwords ou números de cartão de crédito, fazendo-se passar por a fontes confiáveis.
Um exemplo de Spoofing
Num destes ataques, recebemos na nossa empresa um email, como se tivesse sido enviado através de seu próprio endereço de email. Esta é uma técnica chamada de Spoofing, e pode intimidar as pessoas, que, como o remetente do email é facilmente falsificado, acreditam que foi hackeada.
Esta prática leva a muitos utilizadores serem vítimas deste tipo de golpe. O hacker normalmente pede um valor em Bitcoin (porque as transações são praticamente impossíveis de rastrear) para, por exemplo, não divulgar imagens ou outros conteúdos que possam comprometer os utilizadores.
Mensagens com erros ortográficos e gramaticais devem ser sempre tratadas como suspeitas.
Ao receber um email com alguma informação deste género, deve de imediato desconfiar dela e fazer tudo o que puder para confirmar a sua legitimidade.
Pode verificar através do Google informações sobre o remetente, pesquisar o endereço da web, ou qualquer outra informação contextual que ajude a verificar se a informação é credível.
Ainda mais importante, são os ficheiros anexos do email. Estes podem descarregar programas maliciosos (Malware) para os dispositivos e “roubar” dados vitais para os negócios e pessoas, ou ainda destruir, apagar ou inutilizar informações indispensáveis.
Já que falámos em SMS, vamos passar ao próximo tópico.
Cuidado com os SMS
Muitas das mensagens de SMS, supostamente emitidas por entidades fidedignas, podem constituir uma tentativa de fraude, e em muitos casos ou mesmo, conter um vírus.
Algumas entidades, principalmente os bancos, têm efetuado alertas sobre este assunto.
Lembre-se que nunca, mesmo nunca, devemos fornecer informações e ou outros elementos de carácter pessoal como resposta a um SMS.
Outros Perigos
Mas os perigos não espreitam só no mundo online ou virtual.
As chamadas telefónicas podem ser efetuadas por falsos colaboradores, que dizem trabalhar em instituições, como por exemplo, financeiras.
Com o objetivo de recolher, de forma ilícita, dados pessoais de quem atende o telefonema, para posterior utilização fraudulenta.
Kevin Mitnick, um hacker norte americano, conhecido mundialmente, que atualmente trabalha como consultor na área da segurança da informação, já dizia que: “Se quer uma informação, basta perguntar”.
A Internet é sem dúvida um “mundo novo” e maravilhoso de possibilidades. Mas temos de nos lembrar que, tal como na vida real, todo o cuidado é pouco. Na nossa opinião devemos lembrar-nos da velha máxima de “na dúvida, devemos desconfiar”.
Recomendamos que, caso ainda não o tenha feito, instale um software antivírus mantendo-o sempre atualizado. Isso irá ajudar a melhorar a sua segurança.
A digitalgreen presta serviços de higienização digital, ajudando a proteger o seu negócio de potenciais fraudes e perigos da internet. Pergunte-nos o que podemos fazer pela sua empresa.
Se quiser saber mais sobre a segurança, leia este artigo.