A Google publicou 10 dicas para ‘otimizar a pesquisa dos portugueses’.
Isto porque, segundo um estudo da própria Google, mais de metade dos utilizadores não usa técnicas simples que permitem melhorar substancialmente os resultados das pesquisas.
Para alguns utilizadores que fazem imensas pesquisas no motor de busca Google, estas dicas não serão novidade. São técnicas simples que boa parte dos utilizadores usa no dia-a-dia para otimizar as pesquisas google.
No entanto, segundo um estudo feito pela própria Google, “a maioria dos utilizadores (58%) não conhece truques para otimizar a sua pesquisa online”. O que levou e empresa a reunir 10 dicas para otimizar a pesquisa. Dicas que, naturalmente, são fáceis de encontrar… no Google.
Aqui ficam as 10 dicas sugeridas adaptadas pela digitalgreen:
- Pesquise por X ou Y: isto originará resultados relacionados com X, Y ou ambos. Em vez da palavra “or” também pode usar o sinal de pontuação “|”. Exemplo: apple or iphone (procurar por páginas com informações sobre a Apple ou sobre o iPhone).
2. Para encontrar uma correspondência exata no Google, coloque a frase de pesquisa entre aspas. Exemplo: “Recorde do mundo do salto em altura”
3. Utilize o menos para excluir palavras da pesquisa. Exemplo: golf -volkswagen (procurar por golf, o desporto, evitando Golf, o carro da Volkswagen).
4. Procure por páginas que tenham no título a palavra pesquisada. Exemplo: digitalgreen.
5. Coloque “..” entre dois números para pesquisar por um intervalo de preços específico. Exemplo: portáteis €500..€1000 (procurar por portáteis entre 500 a 1000 euros).
6. Restrinja a sua pesquisa a uma página web específica colocando o operador “site:” seguido do domínio onde pretende procurar a informação. Exemplo site:digitalgreen.pt: marketing (procurar por marketing no site da Digitalgreen).
7. Pesquise sites com palavras específicas dentro do endereço (URL). Exemplo allinural: digitalgreen (para procurar páginas cujos endereços incluem “digitalgreen”.
8. Utilize o operador “define:” antes de uma palavra para encontrar a definição desse termo. Trata-se de um dicionário integrado ao Google. Exemplo define:marketing (pedir ao Google a definição de Marketing).
9. O operador de pesquisa “filetype:” limita os resultados de pesquisa a arquivos de um formato específico, por exemplo, pdf, docx, txt, ppt, etc. Exemplo: mapa de portugal filetype:pdf (procurar por mapas de Portugal em formato PDF).
10. Combine os diferentes operadores de pesquisa para ter mais precisão nos resultados (Google, Bing, DuckDuckGo, entre outros).
Pode encontrar mais dicas para otimizar as pesquisas google página de suporte que a Google tem para o efeito.
E também como influenciar o resultado das pesquisas para que o seu site tenha maior visibilidade neste artigo.
* Artigo adaptado a partir da publicação original da exameinformatica
Sem comentários